Resposta das questões do dia 29/02/2012

1 – Por que a renda no Nordeste é inferior a renda Paulista?

R: Esse é uma questão de Oferta x Demanda. Temos poucas oportunidades de trabalho no NE por conta do baixo desenvolvimento industrial. Por conta disso, existe uma oferta de mão-de-obra muito superior a demanda. Isso provoca queda no valor da mão-de-obra, queda nos salários.

2 – Por que a alta no preço do cafezinho reduz a demanda de açúcar?

R:  Porque são bens complementares, consumidos em conjunto. Logo o aumento no preço do café reduz sua demanda, que vem a reduzir também a demanda de seus bens complementares como o açúcar.

3 – Como se divide o estudo da ciência Econômica?

R:  Se divide em:

  • Microeconomia – Estuda a formação dos preços nos diversos mercados, a partir da ação conjunta da oferta e da demanda. Os preços constituem os sinais para o uso eficiente dos recursos escassos da sociedade e funciona como um elemento de exclusão.
  • Macroeconomia – Estuda as condições de equilíbrio estável entre renda e o gasto nacional. As políticas econômicas de intervenção procuram sempre estabelecer tal equilíbrio.
  • Desenvolvimento Econômico – Estuda o processo de acumulação dos recursos escassos e da geração de tecnologia capazes de aumentar a produção de bens e serviços para a sociedade.
  • Economia Internacional – Estuda as condições de equilíbrio do comercio externo (importações e exportações), alem dos fluxos de capital.

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s